Arquitetura Neoclássica

Arquitetura Neoclássica no Brasil (1820 até final do séc. XIX)

Antecedentes Europeus:

– O período de 1760-1830, é conhecido na história como a Revolução Industrial, e corresponde nos livros de História da Arte, ao Neoclassicismo. O neoclassicismo também é considerado uma reação contra os exageros do Rococó, cultuando principalmente a razão, a ordem, a clareza e a pureza, atributos relacionados ao movimento iluminista, sendo essa época nomeada por alguns autores como a “Era da Razão”.

-O espírito iluminista, recorre as formas da  arquitetura por dois principais motivos: A correspondência com os modelos da arquitetura antiga, grega e romana, e a racionalidade das próprias formas assimiladas a elementos de construção.

Chiswick House – Londres

Museu Britanico

Missão Francesa:

A origem social do Neoclassicismo no Brasil se dá com a chegada da família real portuguesa que instalou-se no Rio de Janeiro bem como a contratação da missão cultural francesa, chegada ao Rio de Janeiro no inicio de 1816 e predomino até por volta de 1870. Esta missão reunia diversos artistas de renome da Europa como: Nicolas Antoine Taunay, pintor de paisagem; Jean Baptiste Debret, pintor da historia e Grandjean de Montigny, que foi o arquiteto de maior importância na implantação da arquitetura Neoclássica no Brasil.

Debret

A arquitetura Neoclássica alcançou elevados padrões de correção formal, mas os recursos para sua produção e uso era importados da Europa, por esta razão, ficou restrita apenas aos meios oficiais e às camadas mais abastardas. As casas ainda eram desprovidas de serviços de água e esgoto.

Museu Imperial – Petropolis

Em 1826 foram inaugurados os cursos da denominada Imperial Academia de Belas Artes. A arquitetura elaborada pela academia era caracterizada pela clareza construtiva e simplicidade de formas. Vê-se neste período a origem dos primeiros Jardins e o plantio da palmeira imperial. Essa transformação do caráter geral da arquitetura correspondeu um novo modo de organização dos espaços interiores, valorização decorativa, uso de objetos mais refinados.

A transformação atendia a mudança de costumes, uma sociedade que se retirava de um sistema econômico baseado na escravidão e destinava-se à produção agrícola.

Palácio do Itamarati

Palácio do Itamarati

Palácio do Itamarati

Influencia Neoclássica na Arquitetura Urbana e Rural:

Grandes Centros Litorâneos – Nível mais complexo de influencia na arte e arquitetura.

Províncias – Transformação do tipo superficial, como imitação da arquitetura dos grandes centros.

Características da Arquitetura Urbana:

– Clareza construtiva;

– Simplicidade formal, com cornijas e platibandas como recurso formal;

– As paredes, de pedra ou tijolo, eram revestidas e pintadas de cores suaves, como o branco, rosa, amarelo e azul pastel;

– Apresentavam corpo de entrada salientes, com escadarias, colunatas e frontões;

– Grande valorização da decoração dos interiores com revestimentos e pinturas;

– As residências receberam mais pisos – criando-se porões – para a ventilação dos ambientes, para uma menor insalubridade nas residências, aumentando a higienização.

Substituição dos beirais por platibandas com seus respectivos condutores d’água, o uso de telhados de quatro águas;

– Uso de vidro simples ou colorido na parte superior das portas e janelas, também são característicos deste período.

Casa da Marquesa de Santos – Rio de janeiro

Podemos concluir que, mesmo com o neoclassicismo no panorama da arquitetura brasileira do século XIX, não significa que formas mais tradicionais, ligadas às raízes coloniais tenham desaparecido, muito pelo contrário, ambos os estilos acontecem ao mesmo tempo, e juntos, oferecem uma nova possibilidade de construção, que, a propósito, foi muito utilizada ao longo do século, principalmente com o advento do ecletismo na arquitetura.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: